A nove horas do fim do prazo, 11% das empresas ainda não entregaram declaração para o Fisco

28/06/2013 - 17h11

Wellton Máximo*
Repórter Agência Brasil

Brasília – A pouco menos de nove horas do fim do prazo, 11% das empresas ainda não acertaram as contas com o Fisco. Segundo o último balanço divulgado pela Receita Federal, 1.336.822 empresas haviam entregado a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) até as 15h10. Isso equivale a 89,1% do 1,5 milhão de documentos esperados para este ano.

O prazo para a entrega de declaração termina às 23h59min59s, horário de Brasília, mas a Receita aconselha evitar a entrega da declaração na última hora, para não correr o risco de enfrentar dificuldades pelo acúmulo de acessos ao endereço do órgão na internet.

Pessoas jurídicas privadas estão obrigadas a apresentar a declaração. Só estão dispensadas as micro e pequenas empresas que fazem parte do Simples Nacional e seguem um regime especial de tributação.

O programa gerador da DIPJ 2013 está disponível na página da Receita. As declarações deverão ser transmitidas pelo programa Receitanet, mas é necessário usar certificado digital válido, assinatura eletrônica vendida por empresas certificadas.

Quem perder o prazo pagará multa de 2% ao mês sobre o imposto devido, limitada a 20% do imposto total. Para informações incorretas ou omitidas, a multa corresponde a R$ 500 ou R$ 20 para cada grupo de dez informações com problemas, prevalecendo o maior valor.

 

*Colaborou Daniel Lima

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil