Filha de Mandela convoca reunião de emergência para discutir estado de saúde do pai

25/06/2013 - 9h24

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Makaziwe, filha mais velha do ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela, convocou uma reunião de emergência com a família para discutir o estado de saúde do pai. Hospitalizado há 18 dias em decorrência de uma infecção pulmonar, Mandela está em estado crítico. Aos 94 anos, ele apresenta saúde frágil, abalada, principalmente, pelos 27 anos vividos na prisão.

A reunião ocorrerá na Vila de Qunu, local onde Mandela passou a infância. Makaziwe chegou a Qunu acompanhada pela irmã Zenani Mandela e do filho Ndaba, além do ministro de Serviço Público e da Administração, Lindiwe Sisulu, e do líder do Movimento Democrático Unido (UDM), Bantu Holomisa.

Makaziwe convocou a reunião depois que o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, visitou Mandela no domingo (23) e disse que o estado de saúde dele havia “deteriorado”. No último dia 8, o ex-presidente foi levado às pressas para o hospital com uma infecção pulmonar recorrente. Desde então, ele está em um hospital em Pretória.

É a quarta internação e uma das mais longas de Mandela desde dezembro do ano passado. O ex-presidente  ficou conhecido como Madiba (reconciliador) devido ao clã a que pertencia e recebeu o título de O Pai da Pátria.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia.

*Com informações da agência pública de notícias da China, Xinhua 

Edição: Graça Adjuto