Manifestantes já se concentram em frente ao Congresso Nacional

20/06/2013 - 18h49

Aline Leal, Luciano Nascimento e Marcelo Brandão
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Os manifestantes já se deslocaram para o Congresso Nacional e aos poucos ocupam o gramado ao redor. Há pouco, os participantes se concentraram em frente ao Ministério da Saúde, onde cantaram o Hino Nacional. A Polícia Militar (PM) acompanha a passeata de longe, mas se posiciona com maior quantidade em torno do Congresso.

De acordo com a Polícia Militar, 6 mil pessoas participam do movimento. Não há clareza sobre o que os participantes pretendem fazer, e muitos alegam que somente em frente ao Congresso vão decidir os passos seguintes. A PM informa que não será permitido acesso ao teto do Congresso, para evitar acidentes.

Cerca de 3.500 policiais militares participam da proteção ao Congresso. Eles fazem um cordão cercando o gramado para impedir que os manifestantes cheguem à rampa do Congresso, como ocorreu na manifestação de segunda-feira.

As informações entre os manifestantes são trocadas pelo Twitter por meio das hashtags #vemprarua e #ogiganteacordou, mas não há um comando claro no movimento. As hashtags são incluídas no texto das mensagens para que possam ser agrupadas em torno de um tópico específico.

Grupos que estavam concentrados na Rodoviária também estão na Esplanada dos Ministérios e protestam contra os gastos públicos na Copa das Confederações e pelo uso das verbas em educação e saúde. O grupo principal estava no Museu da República e protesta pela rejeição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que retira o poder investigatório do Ministério Público, entre outras reivindicações.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil