Cardozo descarta relação entre manifestações e queda na aprovação do governo

19/06/2013 - 16h47

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, descartou qualquer relação entre o resultado da pesquisa CNI-Ibope sobre a avaliação do governo, divulgada hoje (19), e as manifestações que ocorrem em todo o país demonstrando descontentamento da população. Segundo a pesquisa, o percentual dos que consideram o governo ótimo ou bom caiu de 63%, em março, para 55%.

“Não vejo relação nenhuma de causa e efeito entre a avaliação e as manifestantes. Acho que as manifestações têm seu conteúdo, sua razão de ser, e cabe a nós, governantes, ouvir e refletir sobre aquilo que acontece e é posicionado nessas manifestações”, disse Cardozo.

Sem mencionar a queda na aprovação do governo apurada pela consulta, o ministro disse que as pesquisas refletem momentos e estão sujeitas a alterações. “A situação da pesquisa é episódica, decorrente de situações muitos pontuais e conjunturais. O índice de aprovação do governo continua muito alto, e não gosto de comentar pesquisa, até porque elas são retratos de momentos que se alteram.”

De acordo com a pesquisa, caiu de 79% para 71% a aprovação da maneira como a presidenta governa o país. Para 25% das pessoas consultadas, o modo de governar de Dilma é razoável. Em março, eram 17%. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre os dias 8 e 11 deste mês, data posterior à primeira manifestação, ocorrida em São Paulo, porém anterior ao período em que elas ganharam força, a partir do dia 13.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil