Violência em protesto no Rio leva PM a reforçar efetivo para jogo de quinta-feira

18/06/2013 - 20h40

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os atos de violência ocorridos após a passeata pacífica de ontem (17) no centro da cidade levaram a Polícia Militar (PM) a preparar novo esquema de segurança para quinta-feira (20) no Maracanã, onde Espanha e Taiti disputarão partida válida pela Copa das Confederações. A PM teme nova manifestação no local, a exemplo da que ocorreu domingo (16).

Segundo o porta-voz da Polícia Militar, coronel Frederico Caldas, o esquema está sendo definido hoje, mas o novo planejamento deve ser divulgado somente amanhã (19).

A PM já decidiu, porém, aumentar o número de policiais que vão participar do esquema, embora os números ainda estejam sendo definidos. Segundo o coronel Caldas, a PM vai garantir o acesso dos torcedores ao Maracanã e evitar confrontos como os de domingo, antes e durante o jogo entre Itália e México. Ele explicou que essas garantias são decorrentes tanto da capacidade de mobilização da polícia quanto da disposição dos que vão ao Maracanã. Domingo, o esquema envolveu 1.200 policiais – 200 do Batalhão de Choque foram designados para acompanhar a manifestação.

"Vamos fazer nossa parte, como temos feito. Vamos nos preparar para uma manifestação pacífica, mas, naturalmente, agora com um histórico que muda um pouco esse cenário. Isso faz com que tenhamos preocupações. E não é prudente ir para um lugar como esse com sangue nos olhos", disse Caldas. Ele enfatizou o profissionalismo da corporação e a necessidade de agir com equilíbrio e maturidade. "É uma preocupação que a gente sempre tem."

Na segunda-feira (17), após a chegada da passeata à Cinelândia, um grupo de manifestantes seguiu para a região da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), depredando e entrando no prédio. Houve também depredação e invasão de agências bancárias e saques em lojas da região.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil