Usuários da Linha 9-Esmeralda serão transportados por ônibus, diz CPTM

18/06/2013 - 21h06

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Após suspender as operações na Linha 9-Esmeralda de trem (Osasco-Grajaú) alegando questão de segurança, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que a Operação Paese foi acionada para atender aos usuários que estão nas estações. Isso significa que eles serão transportados por ônibus, que vão percorrer o trajeto feito pelo trem.

Por meio de nota, a CPTM informou que os problemas começaram às 16h40, quando um trem que trafegava sentido Grajaú apresentou uma falha na Estação Morumbi. Com isso, segundo a companhia, os usuários não aguardaram o restabelecimento do sistema e acionaram o botão de emergência, descendo na via. Às 17h20, o trem foi removido, mas como havia muitos usuários andando nos trilhos, a circulação de trens passou a ser feita com velocidade reduzida.

Como isso ocorreu em horário de pico, as plataformas das estações ficaram muito cheias. Com os trens mais lentos e estações lotadas, alguns usuários começaram a depredar as composições o que, segundo a CPTM, causou a suspensão da linha por volta das 18h50 de hoje.

A companhia ainda não informou em que momento as operações na Linha 9 serão retomadas. No Twitter, usuários da linha reclamam da falta de informações e dizem também que os problemas na Linha 9 já estão causando mais lentidão na Linha 8-Diamante, que liga a Estação Júlio Prestes à Estação Itapevi. A informação não foi confirmada pela companhia.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil