BC divulga ranking de tarifas cobradas nas operações de câmbio

17/06/2013 - 18h05

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir de hoje (17), a população poderá consultar o custo da troca de reais por moedas estrangeiras. O Banco Central (BC) lançou o ranking do valor efetivo total (VET) médio cobrado pelas instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio.

O VET reúne, em um único indicador, a taxa de câmbio, o tributo incidente e as tarifas eventualmente cobradas. O valor, de acordo com o BC, está expresso em reais por unidade de moeda estrangeira.

O ranking está disponível na página do BC na internet. Ao entrar na página, o internauta deve informar se a operação será de compra ou venda, qual moeda pretende pesquisar, qual a finalidade da operação, de que forma quer a moeda (em espécie ou em créditos no cartão pré-pago) e a quantia desejada. O sistema então fornece uma comparação entre os valores cobrados pelas instituições financeiras.

O ranking também permite escolher uma instituição específica que terá a posição destacada na tabela. Por enquanto, estão disponíveis apenas dados sobre operações de câmbio relativas a viagens internacionais. Nos próximos meses, serão agregados dados de outros tipos de operações de câmbio.

Aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2011, o valor efetivo total foi criado para melhorar a transparência e padronizar as tarifas passíveis de cobrança nas operações de câmbio manual, facilitando a comparação pelos clientes.

Em março deste ano, o Plano Nacional de Consumo e Cidadania obrigou a divulgação do VET também em todas as operações cambiais de até US$ 100 mil com liquidação pronta (que podem ser liquidadas em até dois dias).

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil