Nove idosos vítimas de agressão são internados a cada semana em SP

15/06/2013 - 13h51

Elaine Patricia Cruz e Fernanda Cruz
Repórteres da Agência Brasil

São Paulo – A cada semana, nove idosos são internados em hospitais públicos de todo o estado, vítimas de agressão física. Levantamento da Secretaria da Saúde mostra que a principal causa das internações é o uso de força corporal, que pode causar diversos danos físicos e mentais aos agredidos. Só no ano passado, 126 idosos foram internados em hospitais públicos do estado vítimas de agressões físicas, de acordo com os dados da secretaria.

“Precisamos ressaltar que isso é uma violação dos direitos humanos”, disse Vanessa Alves da Silva, assistente social do Centro de Referência do Idoso da zona norte de São Paulo, em entrevista à Agência Brasil.

Os idosos agredidos, disse Vanessa, geralmente aparecem com marcas pelo corpo. Ela lembra, no entanto, que “nem toda violência deixa marcas no corpo”.  Muitas vezes, a violência pode ser psicológica. Por isso, destacou, é importante estar atento aos sinais e consequências dessa violência, que podem ser manifestadas pelo idoso por meio da passividade, do retraimento, do sentimento de tristeza, da depressão, da ansiedade, do medo e do isolamento social, entre outros. “Registros mostram que boa parte das agressões e da violência contra o idoso ocorre no âmbito familiar”, destacou.

Segundo ela, a violência contra a população idosa se dá de diversas formas. “Ela pode ser estrutural, interpessoal ou institucional. Há vários tipos de violência: a psicológica, a financeira, a física, a sexual, além da negligência e do abandono. Todos esses tipos de violência precisam ser considerados na nossa sociedade”, acrescentou.

Vanessa disse ainda que a violência contra o idoso é, em geral, velada e silenciosa. “E muitos casos não são notificados”. Por isso, lembrou, é importante denunciar os casos de violência contra os idosos. As ocorrências devem ser registradas na Delegacia do Idoso mais próxima ou em qualquer delegacia de polícia.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil