Nova Friburgo reabre capela destruída por enchente

13/06/2013 - 19h07

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Em comemoração ao Dia de Santo Antônio, a capela destruída por uma enxurrada, há pouco mais de dois anos, em Nova Friburgo, na região serrana do Rio, foi reaberta hoje (13) com missa para os fiéis e shows na Praça do Suspiro, onde fica a igreja.

Com características neoclássicas, a capela passou 18 meses fechada para reforma da estrutura e restauração do interior. A enchente ocorrida em janeiro em 2011 deixou 300 mortos e mais de mil desabrigados em Nova Friburgo. Os R$ 750 mil necessários para a reforma foram dados por empresas públicas e privadas.

Para o pároco da Capela de Santo Antônio, padre Antônio Leão Ferreira, a ocasião é cheia de significados para os católicos. “É um momento muito forte não só para mim, porque renova a esperança que todo católico não deve perder. Como por exemplo, ter vontade, lutar e fazer as coisas de Deus”, disse.

De acordo com o Patrimônio Histórico de Nova Friburgo, a capela foi construída em 1884 por um português. O navio em que viajava naufragou e ele prometeu levantar um templo em devoção a Santo Antônio, caso fosse salvo. Em estilo neoclássico, a capela foi inaugurada em 1884 sem a sacristia, construída em 1889. A torre do sino sobre o frontão foi erguida em 1948, projeto do arquiteto Lúcio Costa.

 

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil