Aneel aprova reajuste de tarifa de energia para distribuidoras de Minas Gerais e Rio de Janeiro

11/06/2013 - 18h08

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (11) o reajuste tarifário das distribuidoras Energisa Minas Gerais (EMG) e Energisa Nova Friburgo. As novas tarifas entrarão em vigor a partir do dia 18 de junho

Para a Energisa Minas Gerais, o reajuste será 2,26% para os consumidores residenciais e 0,99% para as indústrias. A distribuidora atende a 407 mil unidades consumidoras em 66 municípios de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

As tarifas da Energisa Nova Friburgo vão aumentar 13,7% para os consumidores residenciais e 16,44% para as indústrias. O reajuste atende a 96 mil unidades consumidoras localizadas no município de Nova Friburgo no Rio de Janeiro.

Os índices aprovados hoje pela Aneel vão incidir sobre a tarifa já reduzida em janeiro. Os reajustes das distribuidoras refletem a variação do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), previsto no contrato de concessão para medir a inflação no período, além do aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia, em especial a elevação do custo variável em função do aumento da geração térmica.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil