Polícia do Rio combate venda de bebidas alcoólicas para menores

10/06/2013 - 20h49

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A venda de bebidas alcoólicas para menores de idade está sendo combatida no estado do Rio por meio da campanha Operação Dose Zero, iniciada na última sexta-feira (7) e que se estendeu pelo final de semana. No total, 800 policiais percorreram 1.500 locais, na capital, na Baixada Fluminense e no interior do estado.

A venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos é crime previsto no Artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Equipes de policiais percorreram bares, boates e restaurantes, divulgando a ilegalidade do ato e afixando cartazes educativos, ressaltando a proibição.

No primeiro momento, o objetivo será o de conscientizar, mas em uma segunda etapa haverá repressão aos comerciantes infratores. A pena para quem vende ou oferece bebida alcoólica para menores de idade vai de dois a quatro anos de detenção. É necessário pedir a carteira de identidade do jovem com objetivo de se certificar da idade.

Denúncias sobre estabelecimentos, festas, eventos ou pessoas que vendam ou forneçam bebidas alcoólicas a adolescentes podem ser feitas pelo serviço Disque Denúncia pelo telefone (21) 2253-1177.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil