Inflação medida pelo IGP-M registra alta e fica em 0,43% na primeira prévia de junho

10/06/2013 - 9h49

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A primeira prévia de junho do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 0,43%. O resultado sinaliza alta do indicador em relação a maio, quando havia registrado taxa de 0,03% na primeira prévia. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), em 12 meses, o IGP-M acumula inflação de 5,97%.

Dois dos três subíndices que compõem o IGP-M tiveram alta na primeira prévia de junho. Os preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, registraram inflação de 0,18%, ante deflação (queda de preços) de 0,17% em maio. A inflação do Índice Nacional de Custo da Construção passou de 0,66% em maio para 2,4% em junho.

O Índice de Preços ao Consumidor, por outro lado, teve redução da taxa de inflação, que passou de 0,31% em maio para 0,25% em junho. Entre os responsáveis pela queda do índice estão os alimentos que registraram taxa de 0,01% em junho ante 0,07% em maio.

A primeira prévia de junho do IGP-M foi calculada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com base em preços coletados entre 21 e 31 de maio.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil