Dilma destaca importância do diálogo e diz que cumprimento da lei está no “âmago” de seu cargo

05/06/2013 - 14h46

Danilo Macedo e Carolina Gonçalves*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em meio a conflitos entre índios e fazendeiros em Sidrolândia (MS), a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (5) que o governo cumprirá todas as decisões da Justiça. “Não discuto decisão judicial. Sempre preferiremos processos negociais, mas cumpriremos todas as decisões.”

Dilma disse que o cumprimento da lei está no “âmago” de sua posição como presidenta, sendo um elemento característico do cargo. “Acho que é uma questão que tem que ser feita com base no diálogo. Agora, o Brasil e o governo brasileiro cumprem a lei rigorosamente. O que a Justiça dispõe nós cumprimos rigorosamente. Mas sempre vamos preferir o processo negocial para evitar choques, mortes e ferimentos.”

Após reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Dilma disse que é preciso também respeitar o direito de populações não indígenas. “Acredito que, no Brasil, temos uma população indígena e não podemos negar essa existência porque ela é a população originária. Mas isso não significa que outras populações não tenham direito”.

Hoje, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou ter cometido um “equívoco” ao declarar, durante uma reunião com índios de diversas etnias, que a presidenta Dilma Rousseff teria sugerido o descumprimento de ordem judicial, por parte da Polícia Federal (PF), que determinava a retirada de um grupo de índios terenas de uma fazenda de Sidrolândia (MS). Um índio foi morto e ao menos três ficaram levemente feridos durante a operação policial.

Em nota divulgada na manhã de hoje (5), Carvalho afirma que estava apenas tentando transmitir aos índios “a dor da presidenta Dilma” com a morte de Osiel Gabriel, 35 anos, na quinta-feira (30). De acordo com Carvalho, embora a presidenta insista na negociação e no diálogo para a resolução de conflitos, ela, em nenhum momento, criticou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pelo fato de a PF ter cumprido a ordem judicial.

*Colaborou Alex Rodrigues

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil