Entregar armas aos sírios não ajuda a paz, diz John Kerry

31/05/2013 - 19h41

Da Agência Lusa   

Washington - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse hoje (31) que o fornecimento de mísseis antiaéreos russos S-300 ao regime sírio não ajuda à causa da paz quando se prepara uma conferência internacional em Genebra. As declarações foram feitas aos jornalistas em um encontro com o secretário de estado alemão, Guido Westerwelle.

Kerry, que lançou com o secretário de Estado russo, Serguei Lavrov, a ideia de uma conferência internacional sobre a Síria prevista para junho, disse, no entanto, acreditar que Moscou quer uma solução política para o conflito sírio. "Em Genebra veremos quem é sério. Os russos são? Creio que sim. O presidente [Vladimir] Putin afirmou que são. Serguei Lavrov [secretário de Estado russo] também”, disse Kerry. O responsável pela diplomacia norte-americana esteve em Moscou em maio e teve vários encontros com Lavrov na Europa.

O presidente sírio, Bashar Al Assad, disse ter recebido mísseis russos S-300 ao declarar, em uma entrevista na quinta-feira à cadeia de televisão Al Manar (do Hezbollah), que "todos os acordos assinados com a Rússia serão honrados e uma parte já foi".

Israel tem manifestado inquietação com o fornecimento de armas russas à Síria e Assad também advertiu na quinta-feira que o regime "responderá a qualquer agressão israelita". O ministro alemão também se posicionou contra a decisão da Rússia. "A entrega de armas ao regime de Assad é um erro total".