Talibãs paquistaneses confirmam morte de "número 2" do movimento

30/05/2013 - 13h39

Da Agência Lusa 

Islamabad - O Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), principal grupo rebelde do país, confirmou a morte de Wali Ur Rehman, número 2 e um dos comandantes mais influentes.

A informação da morte de Wali Ur Rehman, nessa quarta-feira (28), por um tiro de um avião não tripulado (drone) norte-americano no Noroeste do país, foi divulgada extraoficialmente por várias fontes paquistanesas. Nem Washington, nem Islamabad confirmou a informação.

"O mulá Wali Ur Rehman foi morto ontem (quarta-feira) com um tiro de drone, declarou o porta-voz do TTP, Ehsanullah Ehsan, confirmando também que seis dos combatentes do movimento foram mortos nesse ataque, no Waziristão do Norte, uma zona tribal no Noroeste do Paquistão, na fronteira com o Afeganistão.

"Ele foi morto ontem e estamos orgulhosos com o seu sacrifício. Cumpriremos a missão e anunciamos a ruptura do diálogo iniciado com o governo do Paquistão, que também é responsável por esse ataque de drone", acrescentou o porta-voz do TTP.

Em dezembro passado, os talibãs anunciaram estar prontos para negociar a paz com o governo, sem aceitar qualquer desarmamento, como foi exigido pelas autoridades de Islamabad.

Nenhuma negociação de paz formal foi feita desde então.

Agência Lusa