Termina hoje campanha de vacinação contra a gripe em SP

29/05/2013 - 14h34

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A campanha de vacinação contra a gripe termina hoje (29) no estado de São Paulo. De acordo com o último balanço parcial, divulgado pela Secretaria de Saúde do estado, 7,6 milhões de pessoas foram imunizadas na campanha que começou no último dia 15 de abril.

O número superou a meta de aplicar o medicamento preventivo em 7 milhões de pessoas ou 80% do público-alvo (8,7 milhões). Foram vacinados 3,9 milhões de pessoas com 60 anos ou mais; 755,2 mil crianças entre 6 meses e 2 anos de idade; 334,4 mil gestantes; 812,8 mil trabalhadores da saúde; 1,7 milhão de doentes crônicos; 76,2 mil puérperas (mulheres no período de 45 dias após o parto) e 5,4 mil indígenas.

Além de imunizar a população contra o vírus da Influenza A (H1N1) – gripe suína, a vacina protege a população contra outros dois tipos do vírus Influenza: A (H3N2) e B.

O governo paulista também anunciou que vai aumentar a distribuição de doses de Tamiflu, o antiviral Oseltamivir aos pacientes com com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provocada pelo vírus Influenza A (H1N1). Deverão ser distribuídos em todo o estado, 500 mil doses do medicamento.

Mais da metade dos 511 casos de SRAG registrados neste ano em São Paulo concentram-se na capital paulista onde foram confirmados 273 doentes ou 53,5% do total de pessoas que contraíram a gripe suína. Até o último dia 22 de maio, ocorreram 83 mortes provocadas por essa doença no estado das quais 29 foram confirmadas na cidade de São Paulo.

Os médicos da Divisão de Doenças Respiratórias da Secretaria recomendam que em caso de suspeita da síndrome viral deve-se procurar as unidades de saúde mais próximas. Os sintomas são: febre, tosse, dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dores nas articulações, dores musculares ou dor de cabeça.

A secretaria de Saúde informou também que, apesar do fim da campanha hoje, dois postos nos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda estarão abertos neste sábado e domingo para vacinar a população.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil