Maior projeto de circulação musical do país começa em Florianópolis

28/05/2013 - 21h49

Akemi Nitahara*
Repórter da Agência Brasil

Florianópolis – Com 450 concertos programados em 128 cidades, será lançada amanhã (29) a edição 2013/2014 do Projeto Sonora Brasil. Um dos objetivos do projeto do Serviço Social do Comércio (Sesc), patrocinador do evento, é a formação de plateia longe dos grandes centros urbanos, possibilitada pelo contado com a diversidade musical brasileira.

Na 16ª edição, os temas são Tambores e Batuques e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. O primeiro apresenta a tradição oral quilombola, tendo o tambor como elemento musical principal, e será representado no projeto pelos grupos  Raízes do Bolão (AP), Samba de Cacete da Vacaria (PA), Raízes de Tocos (BA) e Alabê Ôni (RS). O segundo é uma homenagem ao compositor erudito brasileiro Edino Krieger, que terá apresentações dos grupos Quinteto Brasília (DF), Quarteto Belmonte (RJ), Octeto do Polyphonia Khoros (SC) e Duo Cancionâncias (RJ).

Todos os grupos irão percorrer o circuito completo do Sonora Brasil, sendo que o tema Tambores e Batuques circula este ano nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto o segundo tema começa pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2014, o roteiro é invertido. A primeira edição do projeto foi em 1998. Desde então, foram mais de 3.500 apresentações de 60 grupos para mais de 500 mil espectadores.

* A repórter viajou a convite do Sesc

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil