Governo registra leve alta na arrecadação de impostos em abril

21/05/2013 - 12h09

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

A arrecadação de impostos e contribuições federais teve um pequena alta real [corrigida pela inflação] de 0,07% em abril, ante o mesmo período de 2012, somando, em termos nominais, R$ 98,713 bilhões. No acumulado do ano, a arrecadação somou R$ 370,444 bilhões, com queda real de 0,34%.

De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, entre os fatores que influenciaram o resultado negativo nas receitas administradas, no acumulado do ano, está a redução no pagamento do ajuste anual do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) relativo a fatos geradores do ano calendário de 2012.

As desonerações tributárias empregadas pelo governo para enfrentar a crise e aquecer a economia também tiveram impacto no resultado. As principais desonerações foram sobre a folha de pagamento, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para combustívieis, o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para os automóveis e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para crédito a pessoa física.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil