Governo abre pré-matrícula do Pronatec Copa para 120 cidades do país

21/05/2013 - 19h05

Da Agência Brasil

Brasília - As pré-matrículas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, na modalidade Pronatec Copa, estão já abertas e se encerram no dia 7 de junho. São ofertados cinco cursos: recepcionista e camareiro em meios de hospedagem, garçom, auxiliar de cozinha e organizador de eventos. Pessoas que têm mais de 18 anos e que moram em uma das 120 cidades contempladas podem se inscrever em um dos cursos disponíveis.

Para fazer a pré-matrícula, o interessado deve procurar a secretaria de turismo de sua cidade. Depois de matriculado, será emitida uma carta de encaminhamento, que deverá ser apresentada na instituição de ensino, juntamente com os seguintes documentos: carteira de identidade (cópia e original) ou carteira de motorista; CPF (cópia e original); declaração de escolaridade; e comprovante de residência.

As 120 cidades contempladas podem ser consultadas em site na internet. Em caso de dúvida, elas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 606 8484. O Pronatec Turismo foi criado pelo Ministério do Turismo para contribuir para a melhoria na qualidade da prestação de serviços aos turistas.

Os cursos serão feitos nestas instituições: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Social do Transporte (Sest), escolas públicas federais e estaduais, institutos federais e escolas estaduais de educação profissional, ou outras criadas pelos ofertantes, como unidades remotas de ensino.

O programa é dividido em três linhas de ação: Pronatec Copa, que visa a atender à necessidade por novos profissionais; Pronatec Copa na Empresa, que busca facilitar aos empresários o aperfeiçoamento de seus empregados e colaboradores; e o Pronatec Copa Social, que oferece qualificação às pessoas em situação de vulnerabilidade social, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil