Procon do Rio está tirando das ruas ônibus em péssimo estado de conservação

16/05/2013 - 19h55

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Cerca de 70 ônibus em péssimo estado de conservação foram proibidos de operar hoje (16) nas linhas de cidades da região metropolitana do Rio. Os fiscais do Procon estiveram de madrugada nas garagens de cinco empresas que atuam na Baixada Fluminense e constararam várias irregularidades nos coletivos.

A Transportes e Turismo Nitúrbia chamou a atenção dos fiscais pela quantidade de irregularidades: dos 62 ônibus estacionados no pátio da empresa, 50 foram interditados. De acordo com o diretor de fiscalização do Procon, Fábio Domingos, os veículos estavam com vários problemas, como elevadores para cadeirante quebrados, sujeira, documentação vencida e bancos soltos.

Segundo a secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos, "uma empresa que tem 62 ônibus na garagem e 50 estão irregulares, não deveria apenas ser multada, mas o dono teria de ser preso. Eu tenho certeza de que encontraremos empresas em que vamos interditar todos os ônibus e fechá-la", disse.

Na empresa Transmil, em Mesquita, os fiscais interditaram 12 ônibus por documentação vencida e em um dos casos a vistoria não era feita desde 2008. Além disso, os veículos estavam somente com a cópia do documento, porque os originais tinham sido apreendidos pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro).

Desde o primeiro dia de operação, na sexta-feira (10), o Procon interditou 186 ônibus e vistoriou 26 empresas no estado.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil