Semana de Museus terá atividades em todo o país até sábado

14/05/2013 - 14h48

Da Agência Brasil

Brasília - Como parte das comemorações do Dia Internacional dos Museus, no próximo sábado (18), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) abriu ontem (13) a 11ª Semana de Museus em todo o Brasil. O evento, que prevê uma série de atividades e terá a participação de mais de 1.200 instituições.

O uso da memória e a prática da criatividade para a promover mudanças sociais fazem parte do objetivo do evento, além da mobilização dos museus nacionais em torno de um mesmo tema. A programação está prevista para cerca de 530 municípios e no Distrito Federal (DF).

Dentre as atividades programadas estão as exposições Sim, Pode Tocar!, que tem como objetivo permitir o acesso a arte das pessoas com deficiência visual, prevista para o DF; Meio Ambiente, com pinturas da artista plástica Denise Moraes, programada para o Espírito Santo; e Natureza de Burle Marx, composta de esculturas, pinturas e gravuras do artista e paisagista, em Minas Gerais.

Pesquisa feita pelo próprio instituto com base nas comemorações do ano passado, o evento também contribui para criar empregos. No ano passado, a temporada contou com 2.333 voluntários e gerou 504 empregos, com a contratações de montadores, curadores, músicos, monitores, atores, dentre outros. A Semana de Museus já promoveu mais de 12 mil eventos desde a sua criação, em 2003.

A programação completa, com detalhes das atividades em cada estado e município participante, pode ser conferido no site no Instituto Brasileiro de Museus.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil