Governo colombiano e Farc podem fechar primeiro acordo esta semana

14/05/2013 - 19h54

Leandra Felipe
Correspondente Agência Brasil / EBC

Bogotá – As negociações entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), para pôr fim ao conflito armado, serão retomadas amanhã (15). Há expectativa de acordo sobre o tema agrário, o primeiro item da agenda em discussão. Os negociadores do governo viajaram hoje (14) para Havana, Cuba, onde iniciarão a nona rodada de conversações com os representantes da guerrilha.

O chefe negociador do governo, Humberto de la Calle, admitiu, ao terminar a oitava rodada de conversações, no começo de maio, que o ritmo do processo com a guerrilha é "insuficiente e inconstante", ainda que tenha havido avanço com relação ao tema agrário. La Calle acredita que é preciso avançar na conclusão do tema agrário e passar a outros assuntos.

A guerrilha também sinalizou que poderia chegar a um acordo esta semana. O integrante da equipe negociadora da guerrilha em Havana, Jesús Santrich, disse esperar para meados deste mês um acordo sobre o desenvolvimento agrário. "Esperamos que haja fumaça branca antes de que termine o mês de maio. Até lá deve haver um informe que dê certeza ao povo colombiano para que não perca o otimismo", declarou Santrich.

Quando finalizar o primeiro tema, os negociadores discutirão o segundo ponto da agenda pré-fixada: a participação política da guerrilha, após o acordo de paz. Além disso, os negociadores deverão tratar da reparação das vítimas do conflito, da desmobilização e desarmamento da guerrilha e discutir soluções para combater o narcotráfico no país.

 

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil