Polícia Civil do Rio de Janeiro vai analisar imagens de operações policiais em favelas

13/05/2013 - 21h09

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Corregedoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro anunciou hoje (13) que vai estabelecer um protocolo em até 30 dias para coletar e analisar imagens de operações policiais em favelas do Rio de Janeiro. A chefe de Policia Civil, delegada Martha Rocha, disse que uma comissão vai analisar as imagens e investigar os abusos de poder.

No último sábado (11), o jornal Extra divulgou um vídeo feito em junho de 2012 do alto de um helicóptero por policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) na Favela do Rola, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. Na ação, os agentes aparecem forjando um crime de auto de resistência de um suposto traficante.

Um homem foi encontrado morto e desarmado pelos agentes em outro lugar na favela e, depois, levado dentro de um cobertor vermelho e arrastado por cerca de 70 metros para o bar onde foi deixado com mais três homens com armas, mortos durante a operação policial. No total cinco homens foram mortos na ação.

De acordo com Martha Rocha, a Corregedoria da Polícia Civil fez hoje uma vistoria extraordinária no Serviço Aeropolicial (Saer) para verificar de que forma foram feitas as imagens gravadas nos helicópteros durante as operações policiais.

“A comissão montada para investigar os casos de excessos de policiais nas operações com o uso de  helicópteros será integrada pela chefia de Tecnologia da Informação e da assessoria jurídica que vão estabelecer protocolos para captação e armazenamento e análise durante as ações da polícia civil", disse.  
 
Segundo a Polícia Civil, dois dos cinco mortos não tinham antecedentes criminais. A operação era para prender o traficante Diego de Souza Feitosa, conhecido com DG, resgatado da 25ª Delegacia Policial (DP), no Engenho Novo, em junho do ano passado. Ainda de acordo com a instituição, o inquérito sobre a operação, na qual cinco pessoas morreram foi repassado da 36ª DP,(Santa Cruz) para a Corregedoria, que vai analisar se o delegado responsável pela ocorrência, cumpriu as determinações da Portaria 553, de 7 de julho de 2011, que determina o isolamento e preservação do local de morte até a chegada da polícia técnica.

Em nota, a Polícia Civil informou que, todas as providências serão tomadas para apurar as circunstâncias da operação da Coordenadoria de Recursos Especiais na Favela do Rola. “A chefia da Polícia Civil não compactua com erros nem excessos, que terão punição exemplar, a partir do trabalho da Corregedoria Interna da Polícia Civil. Para dar agilidade ao caso, a corregedoria também assumiu a investigação dos cinco homicídios provenientes de auto de resistência. Laudos periciais e depoimentos serão analisados com rigor, assim como o tipo de armamento utilizado, o socorro aos feridos e a não preservação do local do crime”.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil