Policiais militares são presos durante duas operações da Polícia Civil de Goiás

09/05/2013 - 19h08

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília – Cento e uma pessoas, entre elas 18 policiais militares, foram presas hoje (9), em Goiás, durante as operações Dilúvio e Resgate, da Polícia Civil. Elas integram a Operação PC27 que ocorre em todo o país e coincide com o Dia Nacional do Policial Civil. É “o início de uma série de ações conjuntas entre as polícias civis de todo o país", diz a nota divulgada pela Polícia Civil de Goiás.

A Operação Dilúvio envolveu 500 agentes que cumpriram 105 mandados de prisão e de busca e apreensão com o objetivo de combater os crimes de homicídio, tráfico de drogas, exploração sexual, sequestro, cárcere privado, roubo de cargas, crimes ambientais, estelionato e crimes contra a administração pública.

No total, foram presas 76 pessoas, entre elas Cleverson Pereira da Cruz que, segundo a polícia, é suspeito de ser o maior ladrão de cargas de Goiás. A ação também resultou na apreensão de armas, drogas, computadores, documentos e um caminhão carregado de produtos falsificados.

Três representantes legais de duas unidades de uma clínica de reabilitação de dependentes químicos também foram detidos. A clínica, localizada em Goiatuba, vinha sendo investigada desde setembro do ano passado. Nas duas unidades a polícia encontrou 83 pacientes internados em condições sub-humanas.

De acordo com o delegado de Goiatuba, Gustavo Carlos Ferreira, os pacientes eram mantidos em cárcere privado, sofriam torturas que, em alguns casos, incluía choque elétrico, eram privados de alimentação adequada e impedidos de receber visitas por longos períodos. O delegado disse à Agência Brasil que quase todos os pacientes apresentam lesões graves e vão ser submetidos a exame de corpo de delito.

A Operação Resgate foi deflagrada para desmantelar um esquema criminoso envolvido com homicídios, tráfico de drogas e ocultação de cadáveres. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Justiça informou que os crimes eram comoetidos por grupos de extermínio “em conluio com agentes públicos”. Foram presas 24 pessoas, entre elas 18 policiais militares. Os policiais apreenderam 14 armas, computadores e objetos que vão ajudar nas investigações.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil