Em Bangladesh, chega a 782 o número de mortos em desabamento de prédio

08/05/2013 - 8h34

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O porta-voz do Exército de Bangladesh, tenente Mir Rabbi, informou hoje (8) que são  782 mortos vítimas do desabamento do prédio comercial, na periferia de Dacca, capital do país. No edifício, funcionavam cinco fábricas de roupas e tecidos, um supermercado e um banco. A estimativa é que mais de 3 mil pessoas estavam no local no momento do acidente. As autoridades de Bangladesh disseram que vão indenizar os sobreviventes.

De acordo com as autoridades, não é possível informar quantos corpos permanecem sob os escombros. Mais de 2,5 mil pessoas foram resgatadas. No último dia 24, o prédio Rana Plaza desabou. Sobreviventes e parentes das vítimas contaram que o edifício apresentava rachaduras e que isso foi informado aos responsáveis. Mas não houve providências.

Uma investigação preliminar indicou que as vibrações de quatro geradores podem ter causado falhas na estrutura e levado ao desabamento. O engenheiro responsável pelo prédio, Abdur Razzak Khan, foi preso sob a acusação de negligência. Ele foi acusado de adicionar ilegalmente três andares ao edifício.

No total, 11 pessoas estão presas sob acusação de responsabilidade no acidente, inclusive os quatro donos de fábricas que funcionavam no prédio. Trabalhadores foram às ruas, após o incidente, pedindo punição para os responsáveis pela tragédia. Eles também exigiram mais segurança no trabalho.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Irã, PressTV.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil