Interior de São Paulo terá reajuste de energia a partir de sexta-feira

07/05/2013 - 20h34

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (7) os reajustes tarifários de quatro distribuidoras do interior de São Paulo. As novas tarifas entrarão em vigor a partir da próxima sexta-feira (10).

Para a distribuidora Caiuá, que atende a 222 mil unidades em 24 municípios, o reajuste será de 10,66% para os consumidores residenciais e 10,78% para as indústrias.  A Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema, que fornece energia para 166 mil unidades em 27 cidades, terá aumento de 14,45% para os consumidores residenciais e de 11,76% para os industriais.

A Empresa Elétrica Bragantina terá reajuste de 6,42% para os consumidores residenciais e de 4,51% para as indústrias. A empresa atende a 137 mil unidades consumidoras em cinco municípios de São Paulo e dez em Minas Gerais.

Já a Companhia Nacional de Energia Elétrica (CNEE) teve um aumento aprovado de 3,93% para as residências e de 3,31% para as indústrias. A distribuidora fornece energia para 105 mil consumidores em 15 cidades de São Paulo.

Os índices aprovados hoje pela Aneel devem incidir na tarifa que já foi reduzida anteriormente, de acordo com a Revisão Tarifária Extraordinária anunciada em janeiro deste ano.Os reajustes das distribuidoras refletem a variação do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), previsto no contrato de concessão para medir a inflação no período, além do aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia, em especial a elevação do custo variável em função do aumento da geração térmica.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil