Pela primeira vez, OMC será comandada por um latino-americano

05/05/2013 - 14h30

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, ocupa desde 2008 o cargo de representante permanente do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC). O mexicano Herminio Blanco, de 62 anos, é economista e ex-ministro do Comércio e Indústria.  Independentemente do eleito, será a primeira vez que o órgão será comandado por um latino-americano.

O brasileiro é apontado como um dos mais preparados especialistas em política comercial do governo. O comando da OMC é exercido pelo diretor-geral, presidente do órgão revisor e presidente do mecanismo de controvérsias.

Diplomata de carreira, Azevêdo é o representante permanente do Brasil na OMC, na  Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi), no Conselho das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e na União Internacional de Telecomunicações (UIT). Ele construiu sua carreira na área de economia e comércio internacional, em especial de resolução de litígios.

Nos bastidores, há informações de que os continentes estão divididos, pois parte da Europa vota em favor de Azevêdo, assim como nas Américas. Porém, há também nas duas regiões simpatizantes de Blanco, pois os Estados Unidos e o Canadá dão indicações de apoio ao mexicano.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil