Feirão da Caixa começa em São Paulo com oferta de mais de 136 mil imóveis

03/05/2013 - 17h41

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Começou hoje (3) e vai até o próximo domingo (5) a nona edição do Feirão Caixa da Casa Própria, que oferecerá 136.780 imóveis na capital paulista e na região metropolitana. Neste ano, quem financiar o imóvel poderá começar a pagar as prestações a partir de  janeiro de 2014. Podem aproveitar o benefício aqueles que forem utilizar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Segundo José Urbano Duarte, vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, o início do pagamento em janeiro do ano que vem é uma escolha do comprador. “Isso permite a mudança para a nova moradia em condições melhores, porque muitas vezes quando se muda de uma casa para outra você tem despesas no imóvel em que está chegando e no que está saindo. É importante essa alternativa para que o orçamento seja administrado de forma equilibrada”.

No ano passado, mais de 61 mil pessoas passaram pelo feirão. A estimativa deste ano é que o número se repita ou seja maior. Em 2012, foram fechados 21.155 negócios, movimentando R$ 2,5 bilhões. Na edição deste ano, 100 construtoras e 130 imobiliárias participam do evento, além de cartórios e técnicos da Caixa. Os financiamentos podem ser pagos em até 35 anos com taxas a partir de 4,5%. Para obter o crédito, é preciso apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de renda.

“O financiamento hoje é um processo bastante simples. A avaliação da capacidade de pagamento é feita em minutos. Com esta informação, a pessoa passeia pelo feirão já sabendo quanto pode ser seu financiamento e procura um imóvel dentro desse patamar. A assinatura do contrato depende da documentação dele e do vendedor”, explicou Duarte. Ele lembrou que a decisão de comprar uma casa é familiar e deve ser tomada conscientemente e com cuidado.

A autônoma Tatiane Regina Tezinho foi ao feirão, acompanhada do namorado, à procura de um apartamento de dois dormitórios na zona norte ou em Guarulhos. O casal ficou interessado na proposta de começar a pagar as parcelas somente em janeiro de 2014. “Os juros menores também nos atraíram, além da possibilidade de ter o crédito aprovado na hora. Eu acredito que vamos sair daqui com a compra do imóvel feita. Vamos apenas consultar nossos pais, mas já sairemos com tudo encaminhado”.

O professor Glauco Jones de Souza estava no feirão com a noiva. Eles buscam um imóvel com valor que caiba dentro do bolso e possam deixar a casa dos pais dela. “Nós moramos com os pais dela e queremos nosso cantinho. Queremos algo que seja de fácil acesso, na mesma área de Suzano, onde já moramos, por conta dos nossos trabalhos e do horário em que saímos e chegamos em casa”. O casal já havia feito simulações de financiamento.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil