Cidades de São Paulo recebem fórum internacional de dança

01/05/2013 - 14h44

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A capital paulista, Catanduva, São José do Rio Preto e Votuporanga são palco do 10º Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo até o próximo sábado (4). Além dos seis espetáculos nacionais e nove internacionais, o evento promove palestras, workshops, oficinas, e duas mostras, uma de videodança e outra paralela.

Mais de 100 bailarinos de quatro estados brasileiros e de nove países participam do fórum que, segundo os organizadores, pelo número de companhias e abrangência geográfica, pode ser considerado o maior evento de dança profissional no Brasil.

“O festival nasce e continua como uma proposta de troca de experiências entre artistas de companhias de diversos países e diversas regiões do Brasil. Mais do que uma sucessão de espetáculos, como alguns festivais são, esse traz a discussão, o pensamento e a visão de novas propostas e de trabalhos ainda em processo”, disse o curador e coordenador geral do fórum, Marcelo Zamora.

Entre as atrações, estão os espetáculos Muvuca, do Núcleo Viladança, de Salvador; Território Nu, da Cia. Mário Nascimento, de Belo Horizonte; Dorsal, da Cia. Moire, de São Paulo; Pantografias, da La Licuadora, de Santiago (Chile), e Cascaron, Cuerpos Invadidos, da Atempodanza, de Cochabamba (Bolívia).

“O evento é fundamentalmente contemporâneo, [com] uma linguagem que permite uma margem maior de experimentação e de discussão, de debates. Mas tem também alguns espetáculos um pouco mais formais, mais clássicos”, destaca o diretor. A programação completa está disponível na internet. Todas as atrações são gratuitas.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil