Confiança do consumidor paulistano tem queda de 2,7% em abril

30/04/2013 - 14h46

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) no município de São Paulo caiu 2,7% em abril, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), divulgada hoje (30). No mês, o indicador atingiu 155,6 pontos, em uma escala que varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). Em março, o ICC registrou 160 pontos e em fevereiro, 165,8 pontos.

“A evolução negativa do indicador deve-se à aceleração no aumento dos preços ao consumidor, apontando uma inflação resistente. Esse cenário afeta a percepção das pessoas, fazendo com que suas avaliações sejam menos otimistas”, ressalta a entidade em nota.

A Fecomercio destaca a perda de confiança das pessoas com renda superior a dez salários mínimos, que teve queda de 8,5%, ao passar de 168,8 para 154,5 pontos no mês. O segmento que mais contribuiu para a queda do índice foi o público feminino, provavelmente influenciado pela pressão dos preços.

Os dados do ICC são apurados mensalmente a partir de pesquisa com cerca de 2,1 mil consumidores no município de São Paulo.

Edição: Juliana Andrade

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