Urbanização do Maracanã deve ser concluída 20 dias antes da Copa das Confederações

27/04/2013 - 11h58

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A urbanização do entorno do Estádio Mário Filho, o Maracanã, deve ser concluída em 27 de maio, cerca de 20 dias antes do início da Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol (Fifa) deste ano. A obra é a principal intervenção da prefeitura do Rio de Janeiro para a competição, que é considerado evento-teste para a Copa do Mundo da Fifa de 2014.

O estádio receberá três jogos na competição, sendo o primeiro no dia 16 de junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a revitalização do entorno do estádio inclui a reforma do calçadão do Maracanã com sua adaptação para pessoas com deficiência, o plantio de mais de 300 palmeiras e árvores nativas do Rio de Janeiro, a reconstrução de uma ciclovia e a colocação de nova iluminação pública.

As obras foram iniciadas no primeiro semestre de 2012. Para a inauguração do Maracanã, neste sábado (27), apenas uma parte do calçadão estará pronta: o trecho entre a estátua do Bellini e a Torre de Vidro (entrada da tribuna).

“O conceito que utilizamos foi o de um parque, o Parque Maracanã. Fizemos uma iluminação toda nova em LED, para que aquilo possa ser usado com segurança pela população à noite. Tem toda a questão da acessibilidade também”, disse o engenheiro responsável pelo projeto, Mauro Bonelli.

A segunda parte da revitalização do entorno envolve a construção de uma passarela ligando o Maracanã ao parque da Quinta da Boa Vista, sede do Museu Nacional e do Jardim Zoológico do Rio. A passarela com 530 metros de extensão e cinco de largura conectará os dois espaços, hoje separados por duas avenidas e uma linha férrea.

No entanto, a passarela só deverá ser concluída no primeiro semestre do ano que vem, a tempo da Copa do Mundo. As obras já estão em andamento, com a construção dos pilares. “Vamos tentar concluí-la até o final deste ano”, contou Bonelli.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil