Trabalhadores sul-coreanos começam a deixar complexo industrial na Coreia do Norte

27/04/2013 - 12h46

Sabrina Craide*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo da Coreia do Sul anunciou hoje (27) que 127 trabalhadores sul-coreanos começaram a abandonar o complexo industrial de Kaesong, na Coreia do Norte, com destino ao seu país, em uma operação de evacuação decidida ontem por Seul.  Outros 48 trabalhadores, entre engenheiros eletrotécnicos e de telecomunicações, deverão regressar na segunda-feira, segundo o Ministério da Unificação de Seul.

As atividades no complexo industrial foram suspensas depois que o governo da Coreia do Norte rejeitou a proposta de diálogo da Coreia do Sul para restabelecer as operações no complexo industrial conjunto de Kaesong.  O parque industrial é o único projeto remanescente do processo de reconciliação entre as duas Coreias, depois do congelamento das relações bilaterais em 2010.

O projeto de cooperação econômica foi aberto em 2004 e constitui uma das mais importantes fontes de divisas para a Coreia do Norte. As 123 empresas sul-coreanas instaladas no complexo declararam-se consternadas com a decisão.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil