Pesquisa sobre telefonia móvel mostra que satisfação total dos consumidores não foi atingida

23/04/2013 - 18h35

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os dados sobre telefonia celular da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações divulgados hoje (23) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostraram que, no quesito satisfação, nenhum cliente se declarou totalmente satisfeito com os serviços, tanto na modalidade pós-paga como na pré-paga.

A satisfação total dos consumidores só aparece na pesquisa quando os usuários são perguntados sobre questões específicas, como o preço dos serviços (20,2%) e oferta de cartões (42,8%), na modalidade pré-paga, ou sobre cobertura e qualidade das informações (5,6%), e estabilidade da conexão em banda larga (14,5%) no caso do pós-pago.

Entre os usuários de telefonia móvel pós-paga, 29,5% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com o serviço. Outros 56% opinaram que não estão nem insatisfeitos nem satisfeitos, 13,8% disseram estar insatisfeitos e 0,7% totalmente insatisfeitos. No pré-pago, 48,3% dos usuários estão satisfeitos e 43,5% disseram não estar nem insatisfeitos nem satisfeitos, 7,8% se disseram insatisfeitos e 0,5% totalmente insatisfeitos.

O menor índice de satisfação na telefonia móvel pós-paga foi encontrado para o preço dos serviços (39,7%) e o maior índice ficou com o item cobertura e qualidade das ligações (59%). Na modalidade pré-paga, a menor satisfação foi registrada com a qualidade das ligações (48,7%) e a maior satisfação ficou com a oferta de cartões (77%).

Em relação aos serviços de banda larga, 43,7% dos clientes da modalidade pós-paga disseram estar satisfeitos, 42,2% nem insatisfeitos nem satisfeitos, 8,4% insatisfeitos e 5,7% totalmente insatisfeitos. No pré-pago, 74,7% se declararam satisfeitos, 12,6% nem insatisfeitos nem satisfeitos, 7,1% insatisfeitos e 5,6% totalmente insatisfeitos.

A empresa que alcançou o maior índice de satisfação tanto na modalidade pós-paga quanto pré-paga foi a Sercomtel. Os menores índices para as duas modalidades ficaram com as operadoras TIM e Oi.

A Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações ouviu cerca de 200 mil entrevistados em todo o país. A Anatel já divulgou os dados sobre telefonia fixa e, ainda nesta semana, irá divulgar as informações sobre o serviço de TV por assinatura. 

 
Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil