Plano Safra da Pesca beneficia 600 pescadores e aquicultores do Rio de Janeiro

18/04/2013 - 14h16

Da Agência Brasil


Rio de Janeiro – Os pescadores que precisarem de melhorias em suas embarcações – como infraestrutura do barco e materiais para pesca, podem contatar a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e participar do Plano Safra da Pesca e Aquicultura.

Levantamento inicial revela que, até esta quinta-feira (18), cerca de 600 solicitações ao Programa Nacional de Fortalecimento da Aquicultura Familiar (Pronaf) foram deferidas. Com isso, os pescadores e aquicultores contemplados terão acesso a projetos sociais do governo do estado para o setor.

O plano foi desenvolvido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e estimula a produção nacional de pescado e o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca. A ação financia projetos produtivos de pescadores, gerando renda a todos que desejam produzir ou aumentar a produtividade.

De acordo com a coordenadora de Extensão da Fiperj, Maria de Fátima Valentim, o projeto é "extremamente importante, pois são as menores taxas de juros do mercado. Um pescador que acessa a linha de credito do Pronaf terá direito a este benefício. O auxílio aos pescadores também é grande pelo tempo de pagamento do crédito, que pode chegar a 10 anos”.

Segundo o pescador Adilson Santos, integrante da Colônia de Pescadores Z-8, em Niterói, "precisando de dinheiro para consertar a minha embarcação, eu procurei a Fiperj. Não foi difícil conseguir o crédito que eu queria, apenas precisava ter o nome limpo, um comprovante de residência e ser integrante da Colônia de Pescadores Z-8”.


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil