Duas representantes da sociedade civil tomam posse no Conselho Curador da EBC

17/04/2013 - 22h11

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em sua 44ª reunião, o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) deu posse hoje (17) a duas conselheiras representantes da sociedade civil, Rita de Cássia Freire Rosa e Rosane Maria Bertotti, para um mandato de quatro anos, prorrogável por mais quatro anos. As conselheiras foram escolhidas pela presidenta Dilma Rousseff para ocupar as vagas que eram de Paulo Sérgio de Moraes Sarmento Pinheiro e Lúcia Willadino Braga.

Rita de Cássia Freire Rosa é jornalista, tem pós-graduação em política internacional, atua em movimentos sociais feministas, e gerencia a Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada. “Minha atuação vai ser muito ligada aos movimento sociais, movimento feminista, movimento afrobrasileiro e das mídias alternativas”, disse a conselheira à Agência Brasil.

Rosane Maria Bertotti é formada em sociologia política, é secretária de Comunicação Social da Central Única dos Trabalhadores e participou de movimentos de mulheres camponesas. “O fato de eu estar no conselho é uma representação dos movimentos sociais que lutam pela democratização da comunicação”, disse Rosane.

Para a conselheira, o papel do Conselho Curador da EBC é fundamental para a sociedade. “Zelar pela comunicação pública, garantir a autonomia da comunicação pública, zelar pela pluralidade de raça, de gênero, das concepções políticas. O conselho tem o papel de garantir essa pluralidade e de ser um canal de diálogo entre a EBC e a sociedade”, disse Rosane.

O Conselho Curador da EBC é a forma de participação da sociedade na gestão da empresa, diferenciando-a dos canais estatais, controlados exclusivamente por governos ou poderes públicos. É prerrogativa do conselho aprovar anualmente o plano de trabalho e a linha editorial da mão de obra, assim como fiscalizar a programação da empresa.

Ele é composto por 22 membros, sendo 15 representantes da sociedade civil, quatro do governo federal (ministros da Educação, da Cultura, da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), um da Câmara dos Deputados, um do Senado Federal e um funcionário da empresa.

Na reunião de hoje, o conselho decidiu criar um grupo de trabalho com foco no debate sobre o modelo institucional da EBC e suas relações com o governo federal.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil