Leandra Felipe *
Correspondente da Agência Brasil/EBC
Bogotá - O candidato da oposição venezuelana, Henrique Capriles, informou que apresentou hoje(17) um pedido de impugnação do resultado da eleição presidencial do último domingo (14), que deu a vitória a Nicolás Maduro. A informação foi repassada por meio de sua conta no Twitter. Segundo Capriles, sua equipe de campanha está reunida com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para apresentar o pedido de recontagem manual dos votos.
O líder oposicionista alega que existiram várias irregularidades que afetam mais de 1 milhão de votos. Ele exige uma nova contagem dos boletins emitidos pelas urnas eletrônicas. De acordo com o CNE, Nicolás Maduro venceu as eleições de domingo com 7.575.506 votos (50,78%), contra 7.302.641 votos (48,95%) de Capriles, uma diferença de cerca de 200 mil votos.
O Tribunal Superior de Justiça do país também declarou hoje que é impossível fazer a recontagem manual dos votos. Capriles é governador do estado de Miranda e deveria ter retornado hoje à suas atividades. O governo do país prometeu acionar a Justiça para pedir sua prisão devido aos protestos após as eleições. Capriles também deve reassumir como governador, para não ser destituído de suas funções.
* Com informações da Agência Lusa
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Dilma participa de reunião da Unasul sobre Venezuela e vai à posse de Maduro
Embaixadora reitera apoio americano à recontagem de votos na Venezuela
Venezuelanos fazem novas manifestações contra resultado das eleições
Maduro poderá enfrentar dificuldades para implementar reformas na Venezuela, avalia diretor da FGV
Venezuela estuda apresentar queixa contra oposição em organismos internacionais
Protestos na Venezuela já fizeram sete mortos e governo responsabiliza oposição