Em meio às ameaças da Coreia do Norte, Obama se reunirá com presidenta sul-coreana

16/04/2013 - 11h51

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em meio às ameaças de uma guerra nuclear na Península Coreana, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebe no próximo dia 7 a presidenta da Coreia do Sul, Park Geun-hye. Norte-americanos e sul-coreanos têm uma aliança bilateral que completa, em 2013, 60 anos. A visita ocorre no momento em que os dois países estão em alerta devido às ameaças da Coreia do Norte.

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, há informações de que Obama e Park Geun-hye vão discutir vários assuntos econômicos e de segurança, além de detalhes sobre a “cooperação para a desnuclearização da Península Coreana e o combate às ameaças da Coreia do Norte”.

Segundo o texto, a visita da presidenta destaca a “importância da aliança” bilateral nos esforços em busca da paz e da segurança na região.

O clima de tensão na Península Coreana se intensificou, nos últimos dias, depois que a Coreia do Norte indicou que pode deflagrar uma guerra nuclear na região. Os armamentos, segundo os norte-coreanos, têm como alvos a Coreia do Sul, o Japão e territórios dos Estados Unidos (Havaí).

Ontem (15) o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ao visitar Tóquio (Japão), disse que norte-americanos “continuam abertos a negociações honestas sobre a desnuclearização”. Segundo ele, a “bola está do lado de Pyongyang [em referência à Coreia do Norte]”. Kerry concluiu no Japão a terceira e última etapa da sua viagem à Ásia. Antes, ele passou pela China e Coreia do Sul.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade