Dilma: ajuste para conter inflação não deixará juros em patamares elevados

16/04/2013 - 14h10

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (16) que um eventual ajuste para conter a inflação no Brasil não deixará os juros em patamares elevados. “Hoje, nós temos uma taxa de juros real bem baixa. Qualquer necessidade para combater a inflação será possível fazer em patamar bem menor.”

Ao participar da cerimônia de anúncio da retomada da produção de insulina humana no Brasil, Dilma destacou que o governo atacará a inflação de forma sistemática.

“Não negociaremos com a inflação. Não teremos o menor problema em atacá-la sistematicamente. Queremos que esse país se mantenha estável. A inflação corrói o tecido social, corrói para o trabalhador a renda, corrói para o empresário seu lucro legítimo. Isso [inflação] não podemos deixar voltar mais ao Brasil.”

Ainda durante o evento, a presidenta criticou o que chamou de “pessimismo especializado ou de plantão”. “Um pessimismo que nunca olha o que já conquistamos e a situação em que estamos, sempre já achando que a catástrofe é amanhã”, disse. “Não há a menor hipótese de o Brasil, este ano, não crescer. Eu estou otimista com o Brasil. Tenho certeza de que nós vamos colher aquilo que plantamos e plantamos muitas sementes e hoje aqui acabamos de plantar mais uma”, destacou.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil