Economia da China cresce abaixo do esperado

15/04/2013 - 11h04

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A economia da China, segunda maior do mundo depois dos Estados Unidos, desacelerou e cresceu menos do que o previsto por analistas nos primeiros três meses do ano. O crescimento anualizado foi de 7,7% no trimestre de janeiro a março, comparado com 7,9% nos três meses anteriores. Os analistas previam uma porcentagem mais próxima aos 8%.

"A China manteve um firme crescimento apesar da complicada situação econômica internacional", informou o Gabinete Nacional de Estatísticas do país. A China tenta incentivar o crescimento após registrar o menor aumento do Produto Interno Bruto (PIB) em treze anos, em 2012.

Vários dados econômicos, divulgados hoje (15) pelo governo da China, também ficaram abaixo do esperado, elevando as dúvidas sobre as perspectivas para o crescimento chinês. A produção industrial cresceu 8,9% em março em relação ao ano anterior, muito abaixo dos cerca de 10% previstos pelos analistas.

Os investimentos em bens de capital, um dos motores do crescimento chinês, subiram a uma taxa anual de 20,9% nos primeiros três meses do ano, mas os analistas previam mais de 21%.

*Com informações da BBC Brasil  e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil