Governo do Distrito Federal fecha maternidade onde morreram sete bebês

13/04/2013 - 20h02

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Mais um bebê morreu neste sábado (13) na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), região administrativa do Distrito Federal. O governo do Distrito Federal fechou a maternidade por tempo indeterminado. Desde o dia 27 de março, sete bebês morreram na UTI Neonatal do hospital de Ceilândia. Segundo o subsecretário  de Saúde, Elias Miziara, a unidade permanecerá fechada “até que a situação esteja sob controle”.

Ainda não se sabe que bactéria causou a morte do bebê neste sábado. Em dois dos que morreram antes dele, foi confirmada a presença da bactéria Serratia. A secretaria está investigando a morte de três bebês (inclusive a do que morreu hoje) e dois morreram por outras complicações de saúde.

Dois bebês dos oito que estão internados na UTI Neonatal estão com a bactéria Serratia, mas, de acordo com Miziara, respondem bem ao tratamento. Para evitar que outras UTIs não corram riscos, todos os bebês vão permanecer internados no HRCR.

Miziara disse que a situação parecia controlada, até a morte de mais uma criança neste fim de semana. O bebê morto hoje tinha quatro dias de vida, pesava 1,6 quilo e estava com bom estado de saúde. Para os profissionais, foi uma morte inesperada.

A maternidade do Hospiral Regional de Ceilândia é a maior do Distrito Federal, registrando cerca de 20 partos por dia.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil