Obras do aeroporto de Vitória serão retomadas

10/04/2013 - 19h24

Sabrina Craide

Repórter da Agência Brasil

Brasília - As obras de ampliação do aeroporto de Vitória, paralisadas desde 2008, deverão ser retomadas em novembro. O novo cronograma foi apresentado hoje (10) pelo consórcio responsável pela obra, composto pelas empresas Camargo Correa, Mendes Junior e Estacon, a representantes do governo federal e parlamentares do Espírito Santo.

A obra, iniciada em 2005, foi paralisada três anos depois por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que encontrou falhas no contrato. Segundo o consórcio, a previsão inicial do empreendimento era de R$ 337 milhões. Atualmente, 40% das obras foram concluídas. Os valores deverão ser recalculados e aprovados pelo TCU.

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, disse que existe determinação do governo em resolver a questão do aeroporto de Vitória. “Isso é uma pedra no calo do governo: o objetivo é resolver para que essa pedra não atrapalhe a vida dos usuários do aeroporto”, disse o ministro. Segundo ele, o governo está disposto a colocar os recursos extras para permitir a realização da obra.

A primeira fase do projeto, que deveria ficar pronta no ano que vem, deve ser concluída no final de 2015, para atender a uma demanda de 5 milhões de passageiros. Nessa etapa estão previstas obras de duplicação da pista de pouso e a construção de um novo terminal de passageiros, além da implantação de acesos e estacionamentos.

Nova reunião entre o consórcio, parlamentares e o governo federal deve ser marcada para os próximos dias em Vitória.

Moreira Franco também garantiu a disposição do governo em retomar o mais rápido possível as obras no aeroporto de Goiânia, paradas há seis anos. 

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil