Petrobras é multada por vazamento de óleo no litoral paulista

08/04/2013 - 20h12

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
 

São Paulo – A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou hoje (8) a Petrobras em R$ 10 milhões pelo vazamento de óleo ocorrido sexta-feira (5) em São Sebastião, no litoral paulista. O acidente, causado por um problema em uma válvula durante o abastecimento de um navio no píer, contaminou 11 praias dos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba. O Ministério Público Estadual deverá ainda oferecer  denúncia de crime ambiental.

Foram mobilizadas na operação de contenção do vazamento 230 pessoas em terra, 70 no mar e 27 embarcações para instalação de barreiras absorventes. Também participaram duas embarcações para recuperação do óleo denso do tipo marine fuel 380 (usado como combustível de navios). Um helicóptero está fazendo o monitoramento do derramamento, e técnicos da Cetesb acompanham os trabalhos.

A Cetesb recomenda que os banhistas evitem as praias das Cigarras, Arrastão, Pontal da Cruz e Deserta, em São Sebastião, e Mococa, Cocanha, Massaguaçu e Capricórnio, em Caraguatatuba.

Em nota, a Petrobras Transporte (Transpetro) disse que foi notificada da autuação e que se manifestará dentro do prazo legal.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil