China monitora casos de contaminação pelo H7N9

08/04/2013 - 8h19

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades da China informaram hoje (8) que, por enquanto, não há elementos para confirmar a contaminação do vírus H7N9 de aves para seres humanos. Porém, 621 casos estão sendo monitorados no país. O diretor de Prevenção da Gripe H7N9 e do Escritório de Controle Nacional de Saúde e Comissão de Planejamento Familiar (NHFPC), Liang Wannian, disse que especialistas detectaram o vírus em amostras de galinhas e pombos.

Uma comissão de especialistas trabalha na análise do material e na busca de informações sobre a doença. De acordo com Wannian, os casos notificados foram identificados em Xangai, além das  províncias de Jiangsu, de Anhui e de Zhejiang.

A comissão enviou equipes de especialistas para as regiões nas quais foram registrados casos do vírus e trabalha na divulgação de informações sobre a prevenção e o controle da doença. Paralelamente, as autoridades chinesas informaram que vão buscar mais cooperação com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS e países vizinhos da China, como Hong Kong, Macau e Taiwan, serão atualizado sobre a situação, de acordo com Wannian.

*Com informações da agência pública de notícias da China, Xinhua

Edição: Graça Adjuto