Fiscais bloqueiam três madeireiras e interditam uma no Rio

03/04/2013 - 15h10

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Agentes da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) fiscalizaram hoje (3) sete madeireiras na zona oeste da cidade. Dos estabelecimentos vistoriados, três foram bloqueados e um interditado. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Policia Militar Ambiental.

A Madeireira Eucalipto, localizada em Curicica, foi interditada devido à comercialização de madeiras provenientes de desmatamento ilegal da Amazônia. Os tipos de madeiras encontradas foram a ipê e maçaranduba. O dono do estabelecimento foi conduzido à delegacia da Taquara, na zona oeste, e será multado em até R$ 100 mil.

O chefe da Cicca, José Mauricio Padrone, explicou o processo para a interdição da madeireira ilegal: um agente da Cicca disfarçado comprou a madeira ilegal no estabelecimento e, assim que a nota fiscal foi emitida, o agente prendeu o proprietário e interditou o local.

Os estabelecimentos que foram bloqueados são proibidos de comercializar o produto. Caso haja venda, a madeireira pode ser interditada e o proprietário, preso. “As pessoas devem ter consciência de que precisam trabalhar de acordo com as normas e adquirir madeira de forma legal. Quando uma madeireira é bloqueada, ela deve entrar em contato com o Ibama para regularizar o documento que permite o comércio de madeiras”, informou Padrone.

Segundo a assessoria da Secretaria de Estado do Ambiente, responsável pelo Cicca, para uma madeireira funcionar, é necessária uma permissão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que permita o comércio de madeiras legalizadas.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil