Santos confirma primeira morte por dengue hemorrágica este ano

02/04/2013 - 20h16

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A primeira morte por dengue hemorrágica em Santos (SP) foi confirmada hoje (2) pela prefeitura. Segundo Carolina Owaza, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do município, a vítima era um homem de 76 anos, que já havia contraído a doença na sua forma não hemorrágica. A identidade dele a data da morte não foram divulgadas a pedido da família.

Ainda em Santos, a Secretaria Estadual de Saúde está investigando a morte de uma mulher em decorrência de dengue. Só este ano, 3.259 casos de dengue foram confirmados no município, o que deixou a cidade em situação de epidemia desde o dia 6 de março, não sendo mais necessário, em função disso, fazer a sorologia para confirmar a doença. No mesmo período, em 2010, ano também epidêmico, ocorreram 5.641 casos da doença e 23 mortes.

“A Baixada Santista já está em epidemia. Não é só o município de Santos. Vários municípios declararam epidemia aqui na Baixada Santista. O que significa isso? Há uma conta técnica, que segue um protocolo do Ministério da Saúde, levando em conta o número de casos positivos [de dengue] proporcional ao número de habitantes. Para Santos, quando se atingisse 420 casos, seria declarado a epidemia”, explicou Carolina.

Em Praia Grande, outra cidade da Baixada Santista que está em situação de epidemia, foram confirmados 1.762 casos de dengue. No ano passado – que, segundo a prefeitura, não foi um ano epidêmico - ocorreram 48 casos da doença.

A prefeitura de São Vicente, na mesma região, informou à Agência Brasil que ainda não foram confirmados mortes por dengue no município este ano. Mas estão investigados casos de duas mulheres que morreram com sintomas da doença. Só este ano, 382 casos de dengue foram registrados na cidade e mais 490 pessoas aguardam o resultado de testes para confirmar se estão com dengue.

Em Guarujá, a morte de uma mulher também está sendo investigada. Até o momento, 296 casos de dengue foram confirmados na cidade. Em todo o ano passado foram registrados apenas 60 casos da doença. Segundo a prefeitura, a cidade ainda não decretou situação de epidemia.

Para conter a epidemia de dengue, a cidade de Santos tem feito mutirões em todos os bairros e vistoriado residências. A partir de hoje, o trabalho foi intensificado com nebulização e a prefitura pede que a população colabore para acabar com os focos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

“Temos que pensar em dengue o ano todo, não somente quando começa o verão. É preciso eliminar os criadouros. O ovo do mosquito fica viável durante um ano, sem água. Por isso o controle da dengue deve ser o ano todo. Se não tiver mosquito, não haverá transmissão”, disse Carolina. “A pessoa também tem que ser responsável em fazer a sua parte”, cobrou.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil