Problemas nos serviços da Oi e da Gol provocaram falha no check in da companhia aérea, diz Infraero

02/04/2013 - 22h12

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Problemas nos serviços da operadora de telecomunicações Oi causaram falhas no funcionamento do sistema de check in da Gol Linhas Aéreas na madrugada desta terça-feira (2), informou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A Infraero esclareceu, por meio de nota, que “em nenhum momento houve problema técnico na rede de dados e telefonia sob sua administração”, contrariando a informação dada mais cedo pela Gol, ao justificar a falha no seu sistema de check in, que provocou longas filas e atrasos de voos da empresa no Aeroporto Internacional Galeão-Tom Jobim (Galeão) e no Aeroporto Santos Dumont.

De acordo com a Infraero, a ausência de problemas técnicos na rede de dados e telefonia sob sua responsabilidade foi comprovada pelo fato de as demais operações no Galeão terem operado normalmente.

A empresa disse ter dado todo o suporte necessário na sua área de atuação à Gol, durante a transferência dos equipamentos de check in da companhia aérea do setor A para o setor B do terminal de passageiros 1 do aeroporto do Galeão. Segundo a Infraero, o problema foi detectado com os serviços da operadora de telefonia Oi, “fornecedora dos links [ligações], e com a própria Gol, administradora dos seus servidores e roteadores”.

Na avaliação da Infraero, o não funcionamento do link principal da Gol após a transferência para a nova sala acabou agravando o problema, uma vez que a companhia optou por retornar à sala de origem e, ao desligar os equipamentos, “não houve a preocupação de identificação do cabeamento que seria posteriormente utilizado”. Optando em seguida por voltar para o setor B, com somente um link ativo, que apresentava instabilidade, a Infraero indicou que a equipe técnica da Gol não conseguiu fazer de imediato a religação de seus servidores.

“Esse problema poderia ter sido detectado mais rapidamente se os servidores da Gol fossem acessados localmente pelo técnico da empresa, porém eles são acessados apenas remotamente, não havendo sequer um monitor para acompanhar a evolução dos serviços”, disse a Infraero na nota. Segundo a estatal, a falha no sistema de check in só foi corrigido quando a Oi substituiu o modem que apresentava problema, restabelecendo todas as ligações.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil