Eleitores de três municípios de São Paulo voltam às urnas no próximo domingo

02/04/2013 - 17h58

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Quase 18 mil eleitores de três municípios paulistas voltam às urnas no próximo domingo (7) para escolher seus prefeitos. As eleições ocorrem nos municípios de Coronel Macedo, Eldorado e Fernão, informou o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O resultado do pleito de outubro do ano passado foi considerado inválido depois que os candidatos vitoriosos tiveram os recursos indeferidos. Eles disputaram a eleição sub judice.

A legislação eleitoral prevê que, no caso de nulidade de mais de 50% dos votos, nova eleição seja marcada. Enquanto não ocorre a nova votação, o cargo de prefeito nessas cidades está sendo ocupado pelo presidente da Câmara Municipal.

Em Coronel Macedo, no sudoeste paulista, o candidato José Carlos Tonon (PDT), que conseguiu 54,23% dos votos, teve o registro de candidatura negado com base na Lei da Ficha Limpa. Daqui a cinco dias, os 4.413 eleitores do município vão escolher o novo prefeito entre os candidatos Helinton Eduardo Ferruda Veiga, da coligação Coronel Macedo para Todos, e Edivaldo Neres de Meira, da coligação Por uma Coronel Macedo Mais Justa.

Também por violar a Lei da Ficha Limpa, o candidato Emerson Marcello Baraldi (PSDB), que obteve 53,10% dos votos em outubro, não assumiu o cargo de prefeito de Eldorado. A nova disputa envolve os candidatos Dinoel Pedroso Rocha (coligação Juntos por um Novo Eldorado), Donizete Antonio de Oliveira (coligação Sempre Juntos por Eldorado), Irineu da Boaventura Pedroso (PCdoB), Eduardo Frederico Fouquet (PMDB) e Fernando Cláudio de Freitas (PSDB). O município da região sul do estado tem 11.916 eleitores.

No município de Fernão, o candidato Valmir Beber (PMDB) teve o registro da candidatura negado por não comprovar o devido domicílio eleitoral e a filiação partidária anteriores a um ano da eleição. Em outubro, ele alcançou 67,41% dos votos válidos. Neste domingo (7), os 1.574 eleitores terão que escolher entre Altemar Canelada Campos, da coligação Renovar Fernão, e Adelcio Aparecido Martins (PR).

De acordo com o TRE-SP, poderão votar no domingo os eleitores inscritos nesses municípios até 7 de novembro de 2012. Para quem estiver fora do domicílio eleitoral, as justificativas poderão ser apresentadas até 29 de abril.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil