Dilma discute ações para combater efeitos da estiagem com governadores em Fortaleza

02/04/2013 - 12h05

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil


Brasília - A presidenta Dilma Rousseff viajou hoje (2) para Fortaleza para participar da 17ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da qual fazem parte os governadores de todos os nove estados do Nordeste mais os de Minas Gerais e do Espírito Santo. No encontro serão discutidas propostas e ações para reduzir as consequências da estiagem na região.

Na semana passada, durante discurso em Serra Talhada (PE), a presidenta adiantou que anunciaria em Fortaleza a prorrogação, até julho, do Bolsa Estiagem e do Garantia-Safra. Mas, segundo Dilma, pode haver novas prorrogações porque os benefícios serão pagos enquanto durar a seca. A Bolsa Estiagem assiste a agricultores familiares com renda até dois salários mínimos em municípios em situação de emergência ou calamidade pública. O Garantia-Safra ajuda os agricultores cuja produção foi prejudicada pela seca.

Na ocasião, a presidenta também voltou a afirmar que o governo federal terá um programa de recomposição do rebanho morto em decorrência da maior seca da região nos últimos 50 anos, mas ressaltou que precisam ser tomadas iniciativas para que a perda de animais não volte a ocorrer com tanta intensidade.

Além da reunião da Sudene, durante a manhã, a presidenta terá outros compromissos em Fortaleza. Às 15h30, Dilma entregará 31 máquinas retroescavadeiras e 30 motoniveladoras a 59 prefeituras cearenses. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, durante o evento, Dilma anunciará novos investimentos para a região.

Às 17h30, a presidenta participa da inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira. A nova escola deve receber até 540 alunos, em tempo integral, nos cursos técnicos de produção de áudio e vídeo, desenho de construção civil, eletromecânica e informática. A inauguração deveria ter ocorrido há duas semanas, mas foi adiada devido às viagens da presidenta para o Vaticano e a África do Sul. Durante o evento, Dilma também entregará 14 ônibus escolares para dez municípios cearenses. A presidenta volta ainda esta noite para Brasília.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil