Candidatos à Presidência da Venezuela fazem comícios e promessas

02/04/2013 - 23h28

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - Os principais candidatos à Presidência da Venezuela participaram de comícios  e fizeram promessas hoje (2), primeiro dia de campanha, para as eleições de 14 de abril.  Na cidade de Maturín, o oposicionista Henrique Capriles, prometeu emprego, segurança e acabar com a inflação.  O presidente interino e candidato governista Nicolás Maduro, também fez promessas e disse que criará novas missões sociais um dia depois de ser eleito, seguindo um planejamento deixado por Hugo Chávez, morto no dia 5 de março.

Ambos candidatos conseguiram levar multidões às ruas. Em Maturín, capital de Monagas e reduto oposicionista, Capriles declarou: "Sou a oposição, sou a solução!" Em seu primeiro discurso de campanha, ele se concentrou em fazer promessas voltadas para programas sociais.

"Eu venho dizer que haverá emprego, segurança e que acabaremos com a inflação e com a corrupção. Venho dizer que as pessoas da terceira idade terão suas pensões e também vale-medicamentos", disse Capriles, que assumiu estar em desvantagem em relação ao candidato governista. " Não tenho a estrutura do governo, não tenho apoio do Conselho Nacional Eleitoral e nem da Justiça venezuelana, mas tenho esperança".

A agenda de Nicolás Maduro teve dois grandes eventos no primeiro dia de campanha. Pela manhã, visitou o município de Sabaneta (cidade natal de Hugo Chávez) e depois  Maracaibo, capital de Zuila, importante região petrolífera do país. Ele falou do projeto de implantar "micromissões sociais", ampliando o programa das missões, marca registrada dos 14 anos do governo de Hugo Chávez.

"Um dia depois de eu ser juramentado, vou criar micromissões porque Chávez deixou tudo isso planejado e organizado", prometeu o candidato, explicando que isso será feito nas áreas de saúde, da indústria e para combater a insegurança no país.

Maduro também criticou a oposição, dizendo que integrantes da Força Armada Nacional Bolivariana "estão em alerta ante planos de desestabilização da direita". "Eles [a oposição] procuram por militares que se neguem a reconhecer a decisão do povo venezuelano nas eleições de 14 de abril", disse Maduro.

Na quarta-feira (3), o candidato visitará a cidade de Merida, capital do estado que leva o mesmo nome. Enrique Capriles tem agenda em Sabaneta, terra natal de Chávez, lugar visitado por Maduro, na abertura da campanha.

* Com informações da Agência Venezuelana de Notícias (AVN), Venezuela de Televisão (VTV) e BBC Mundo.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil