PM fluminense conclui inquérito de 11 policiais envolvidos em esquema de propina

27/03/2013 - 20h44

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Corregedoria Interna da Polícia Militar (PM), concluiu hoje (27) o inquérito que investigou a participação de 11 policiais do 7º Batalhão da PM, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, de recebimento de propina de mototaxistas da comunidade do Jockey.

Um dos policiais militares foi preso em flagrante na sexta-feira (22) pela equipe da 4ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) suspeito de comprar uma pistola ilegal. No carro em que ele estava também foram apreendidas 80 cápsulas de cocaína e material para embalar drogas. Os demais policiais foram indiciados por corrupção. Eles trabalhavam no Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) e no setor de radiopatrulhamento da comunidade do Jockey.

De acordo com o corregedor da PM, coronel Waldyr Soares Filho, os policiais cobravam R$ 10 por semana de cada mototaxista. Em troca, os policiais não abordavam mototaxista em situação irregular ou que circulava sem equipamentos de segurança. Quem se recusasse a pagar a propina era ameaçado pelo grupo e proibido de trabalhar na região.  

“A partir da denúncia envolvendo os policiais do 7° Batalhão, passamos a monitorar. Foi aí que ficou constatado o indício forte de um esquema. Então, registramos o contato de policiais com mototaxistas. Também identificamos que o líder dos mototaxistas recolhia os valores e se dirigia ao DPO, onde tinha contato com os policiais envolvidos”, disse o coronel.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil